Mergulho em Fernando de Noronha

Mergulhos em Fernando de Noronha

É muito comum escutar do pessoal da ilha "Vir à Noronha e não mergulhar é como ir à Roma e não ver o Papa".

Realmente o mergulho em Fernando de Noronha é uma das principais atividades e atrai mergulhadores experientes do mundo todo.

Mas você sabia que não é preciso nem mesmo saber nadar para fazer mergulho em Fernando de Noronha?

Existem diversas atividades relacionadas ao mergulho na ilha e cada uma delas é indicada para um tipo de pessoa, ou ao nível de experiência que se tem sobre à atividade.

Com mais de trinta pontos de mergulho em Fernando de Noronha, existem muitas opções para você se aventurar.

Vamos falar primeiro sobre a diferença entre mergulho autônomo e mergulho livre.

O mergulho autônomo é o mergulho com cilindro, também chamado de mergulho Scuba. Já o mergulho livre é feito apenas de máscara e snorkel (e as vezes, nadadeiras), também chamado de Snorkeling.

Em Fernando de Noronha existem várias possibilidades para mergulhar com ou sem cilindro.

Para fazer mergulho livre, apenas com máscara e snorkel, você pode simplesmente pegar seu equipamento (ou alugar um na ilha) e ir para a Baia dos Porcos ou para a Praia do Sancho e se aventurar.

Existem vários lugares legais para fazer, inclusive escrevi um post só sobre isso, Melhores Praias para Snorkeling em Fernando de Noronha.

Vale lembrar que se você não tem experiência com o equipamento, ou com o mar, considere contratar um guia local para te orientar.

Com certeza seu passeio vai ser muito mais legal. Ele vai te dar dicas, te ajudar com o equipamento, instruir sobre os melhores locais e horários e até te mostrar animais que você não veria sem ele.

Outra opção de mergulho livre é o famoso Mergulho à Reboque ou Prancha Sub, ou Plana Sub.

Este é uma atividade inventada em Fernando de Noronha pelos biólogos do Projeto Tamar que precisavam cobrir uma área muito grande para encontrar e catalogar as tartarugas marinhas da ilha.

Pegaram um barco pequeno, esticaram um cabo e começaram a ser rebocados pelo barco, apenas com máscara e snorkel no rosto.

Pronto, inventaram um dos passeios mais divertidos da ilha.

Saiba mais sobre o Mergulho à Reboque

Hoje este passeio tem ainda uma opção mais longa, onde é possível depois do reboque, fazer uma parada na Praia da Conceição para ver o pôr do sol à bordo. Este passeio se chama Prancha VIP ou Entardecer VIP.

Saiba mais sobre o Prancha VIP

Uma observação importante. Entre os meses de Dezembro e Março, as praias ficam mais agitadas e nem sempre é possível fazer snorkeling. Se ainda não definiu as datas de sua viagem, leia o post sobre a Melhor época para visitar Fernando de Noronha dependendo de seu perfil e interesses.

Mergulho Autônomo em Fernando de Noronha (mergulho com cilindro).

Agora sobre o mergulho com cilindro em Fernando de Noronha, existem diversas opções.

Se você nunca mergulhou ou mesmo que já tenha mergulhado mas ainda não fez o curso básico completo, você tem a opção de fazer o Batismo Submarino, o Curso Básico de Mergulho ou ainda o Check-Out do Curso Básico. Explicando...

Batismo Submarino é um passeio para quem quer conhecer o mergulho.

Não tem valor quanto à certificação (não recebe carteirinha). Você não precisa nem mesmo saber nadar para fazer o Batismo Submarino.

O instrutor vai lhe conduzir o tempo todo (com contato físico) e você só precisa respirar.

Para o Batismo Submarino é possível fazer com 1 ou 2 mergulhos, sempre com profundidade máxima de 15 metros e 30 minutos de mergulho.

Detalhe importante... Se você já fez Batismo em outro local, esqueça tudo o que viu. O Batismo Submarino em Fernando de Noronha é um mergulho realmente diferenciado.

É feito em um ponto de mergulho onde mergulhadores experientes do mundo todo também vão curtir muito. A chance de ver diversos animais no mesmo mergulho é bem grande. Tartarugas, raias, moréias, cardumes, tubarões e até golfinhos.

Achou pouco 30 minutos de mergulho? Você pode se aventurar e fazer o curso completo.

Para fazer o Curso de Mergulho em Fernando de Noronha você precisa de um pouco mais de tempo.

São 4 dias de treinamento, sendo 4 noites de teoria e 4 manhãs ou tardes de prática.

Você faz entre 6 e 7 mergulhos no total e ao final do curso, se aprovado, recebe uma credencial internacional, que lhe dará acesso à qualquer ponto de mergulho no mundo todo (até 18 metros de profundidade, que é o limite do curso básico).

Ainda temos a opção do Check-Out do Curso Básico de Mergulho.

Este é a opção para você que já sabe que quer fazer o curso básico. Neste caso, você faz toda a parte teórica e a pratica em piscina em sua cidade antes de ir à Noronha para ganhar tempo.

Com essa primeira etapa concluída antes da viagem, você deve levar um documento chamado "Referral" que é a comprovação que já finalizou com sucesso a teoria e prática em piscina.

Chegando na ilha, você fará duas saídas (4 mergulhos) para concluir o treinamento e receber sua credencial.

O preço do mergulho em Fernando de Noronha pode parecer alto, mas levando em consideração o custo da operação em uma ilha remota, o valor é razoável.

Agora, se você já é um Mergulhador Credenciado, só te resta curtir os mergulhos.

O arquipélago, com mais de 30 pontos de mergulho, é o sonho de consumo de qualquer pessoa que se aventure neste viciante esporte.

A vida marinha abundante da ilha é o principal chamariz, mas além disso, junta-se a visibilidade de 40 metros ou mais, temperatura da água sempre por volta dos 27ºC e as diversas opções de profundidades e ambientes que você pode encontrar.

Os mergulhos em Fernando de Noronha estão disponíveis para todos os níveis de certificação.

Para quem acabou de fazer o curso básico, existem diversos pontos com profundidades entre 9 e 18 metros e águas tranquilas.

Para quem já tem curso de mergulho avançado, é possível fazer mergulhos noturnos, mergulhos profundos e mergulhos em correnteza.

Os pontos de mergulho profundos em Fernando de Noronha é onde você terá a chance de encontrar animais maiores, tubarões limões e bico-finos, mangonas, tartarugas enormes, raias e cardumes diversos.

Não que em mergulhos rasos isso não aconteça, mas nos profundos a chance e bem maior.

As saídas para mergulhadores credenciados acontecem todos os dias o ano todo. São raros os dias de mar tão agitado a ponto de ter que cancelar a saída de mergulho.

Em geral, pela manhã as saídas são somente para credenciados, e no período da tarde, as operações de mergulho são mistas, com credenciados, cursos e batismos na mesma embarcação.

Se você é mergulhador credenciado, a melhor opção sempre é mergulhar pela manhã.

As saídas incluem 2 mergulhos, em pontos diferentes.

O serviço de transfer geralmente está incluso no valor pago pela saída, assim como 2 cilindros, lastro e um instrutor guia para cada 4 mergulhadores credenciados.

Durante a navegação até o primeiro ponto de mergulho, os Dive Masters e Instrutores à bordo auxiliam na montagem dos equipamentos e passam um Briefing bastante detalhado sobre como será o mergulho.

Como padrão, o primeiro mergulho é sempre o mais profundo e mais curto.

Em geral, os mergulhos para credenciados básicos ficam na faixa dos 15 metros com 50 minutos de fundo (depende bastante do grupo).

Após o primeiro mergulho, durante o intervalo de superfície, os cilindros são trocados e um novo briefing é passado para explicar sobre o segundo ponto de mergulho.

Após os 2 mergulhos realizados, o staff arruma o barco enquanto navegam de volta ao Porto Santo Antonio.

Toda essa operação ocorre entre 07h15 (quando se inicia o transfer nas pousadas) e 12h00 (quando você é deixado de volta na pousada).

Com isso, você tem tempo para almoçar e se quiser, ainda sair também na operação da tarde, ou então, curtir sua próxima aventura em Fernando de Noronha.

Hoje temos 3 operadoras de mergulho em Fernando de Noronha que podem operar dentro da área do Parque Nacional Marinho. São elas a Atlantis Divers, Águas Claras e Noronha Divers.

Além destas, temos mais 2 que operam o mergulho na Praia do Porto em Noronha. A Sea Paradise do Fernando Cabeção e a Mar de Noronha do famoso Bodão. Esta opção de mergulho na Praia do Porto é bem mais em conta pois não há necessidade de sair embarcado.

Para quem está com a família e nem todos querem mergulhar, também é uma ótima solução. Enquanto um faz o mergulho, os outros podem aproveitar a praia e os atrativos próximos.

Recentemente escrevi um outro Post do Blog da Trip Noronha somente sobre os Mergulhos no Porto em Fernando de Noronha.

Não podia deixar de falar... É possível fazer mergulho com golfinhos em Fernando de Noronha??? Sim, é possível, mas depende de sua sorte.

Não temos golfinhos em cativeiro e portanto depende da vontade deles, interagirem ou não conosco. Eu como instrutor de mergulho, tive a grata oportunidade de mergulhar com golfinhos inúmeras vezes.

Sim, também é possível fazer mergulho com tubarões em Fernando de Noronha, porém não é algo garantido ou organizado para este fim.

Fernando de Noronha tem diversas especies de tubarões e algumas delas costumam frequentar os pontos de mergulho.

E você, já mergulhou em Fernando de Noronha? Como foi sua experiência? Conte pra gente e ajude os próximos aventureiros e escolher seus passeios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *