As Melhores Praias para Snorkeling em Fernando de Noronha

Naufrágio do Porto em Fernando de Noronha

Os mergulhos de snorkel ou mergulho livre em Fernando de Noronha são excelentes o ano todo, porém dependendo da época do ano, algumas praias ficam impraticáveis, e para facilitar a vida de nossos amigos, vamos falar um pouco sobre as melhores opções de cada temporada.

Alguns lugares são melhores na maré baixa, outros na maré cheia, alguns tem restrições, outros a presença obrigatória de guia.

Veja aqui as melhores opções e quais são mais indicadas para você.

Praia e Naufrágio de Porto

Quando se fala em Praia do Porto, já se pensa em praias cheias de navios, sujeiras espalhadas, manchas de óleo e aquele movimento enorme de pessoas e carros.

Mas não na Praia do Porto em Fernando de Noronha. Na ilha, esta é uma das melhores praias para quem quer curtir com crianças pequenas pois o molhe criado para atracação dos barcos, cria uma barreira para as ondulações e deixa a área interna totalmente abrigada.

Entre os meses de Agosto a Outubro você vai encontrar condições perfeitas para o snorkeling nessa região.

Não é difícil conseguir ver da praia (sim, de fora da água), tartarugas, arraias e as vezes até os golfinhos dentro da área abrigada.

Uma dica importante, de frente para o mar, entre sempre pelo lado esquerdo (final da praia), onde começam as pedras. Nade costeando a formação rochosa e siga em direção às  boias de sinalização.

A última boia (e a maior) fica amarrada no final do Naufrágio do Porto, portanto, se estiver na direção correta, vai começar a ver pedaços de ferro retorcidos já no meio do caminho.

A profundidade na maré alta não ultrapassa os 9 metros, e não são comuns correntes mais fortes.

Temos hoje, 2 operadoras de mergulho que oferecem o Batismo Submarino na Praia do Porto. São a Sea Paradise e a Mar de Noronha. Ambas são de instrutores de mergulho que moram na ilha há muito tempo e super solícitos. Qualquer dúvida, pergunte a eles.

E por que não, depois de fazer um snorkeling, agendar seu Batismo Submarino. Vale cada centavo!

Raia Manteiga durante Mergulho na Praia do Porto em Fernando de Noronha

Veja aqui mais informações sobre o mergulho com cilindro no Porto e no Naufrágio.

Morro de Fora em Fernando de Noronha

O Morro de Fora é a formação rochosa que fica entre a Praia do Meio e a Praia da Conceição.

Cardume

Nos dias de mar calmo, você pode entrar na água por qualquer uma das praias e facilmente chegar até a outra.

A profundidade na parte mais distante das praias chega próxima dos 14 ou 15 metros, o mais importante é não se afastar muito das pedras, pois os barcos que fazem os passeios passam por ali todos os dias, varias vezes.

Baia dos Porcos

A Baia dos Porcos é outra região bastante abrigada e que em geral tem ótimas condições para mergulho.

Até mesmo nos dias em que o mar está com um pouco de ondulação, é um ponto onde se pode fazer um mergulho bem legal.

Se o mar estiver bem calmo, você pode inclusive ir até os Dois Irmãos que apresenta um formação rochosa submersa bem interessante e que abriga muito peixes e tartarugas.

A área mais rasa da Baia dos Porcos em certos dias recebe mais ondas e deve se ter cuidado para não "encalhar" em alguma pedra maior.

Baia do Sancho

Considerada uma das praias mais bonitas do mundo a Praia do Sancho tem um acesso um pouco mais difícil. Só se chega nela de barco ou pela famosa escada na fenda do paredão.

Praia do Sancho - Fernando de Noronha

Algumas pessoas assustam com a ideia da escada na fenda, mas a descida é bem tranquila. A volta nem tanto, pois tem uma boa caminhada até o final da trilha.

Com a entrada da EcoNoronha na administração do Parque Nacional, foi construído um PIC (Posto de Informação e Controle) logo na entrada da trilha.

Ali é obrigatória a apresentação do ingresso do Parque Nacional para ter acesso à trilha. A melhor parte é que na volta você pode tomar uma ducha e se refrescar no barzinho.

O snorkeling na Baia do Sancho pode ser feito em alguns pontos. Tanto nas pedras do lado esquerdo como nas pedras do lado direito da praia você deve encontrar bastante vida.

Também, no centro da praia, existe uma formação rochosa submersa bem interessante, que abriga peixes, moréias, tartarugas, lagostas e diversos outros animais.

A profundidade máxima, pode chegar até 12 metros, mas o mais comum é ficar mais próximo da praia, onde se alcançam 5 ou 6 metros.

Praia do Sueste

Uma das praias mais frequentadas por mergulhadores livres e que realmente tem uma vida riquíssima é a Praia do Sueste. Dê preferência para mergulhar na maré alta pois é comum a presença de algas soltas (alimento das tartarugas) e neste horário, a visibilidade fica melhor.

Foram instaladas algumas boias de sinalização para orientar os visitantes até onde podem chegar. De frente para a praia, entre pelo lado direito e vá até onde tiver fôlego.

O principal atrativo do mergulho ali são as tartarugas marinhas. Não é difícil encontrar 2 ou 3 tartarugas juntas, e ter a chance de nadar ao lado delas por vários minutos.

Tubarão Limão na Praia do Sueste

Outro animal que tem frequentado bastante o Sueste são os tubarões limão.

Não precisa se preocupar, são animais calmos, que em geral ficam no fundo de areia ou nadando na parte mais rasa, perto das pedras.

Temos tido um aumento na população destes animais nos últimos anos, prova que de Fernando de Noronha vem preservando a natureza de forma eficaz.

Hoje em dia é obrigatório a utilização de coletes salva-vidas no Sueste. Você pode alugar esse equipamento diretamente na lojinha na entrada da praia.

Praia do Leão

O mergulho de snorkel na Praia do Leão não é tão comum pois o acesso é um pouco mais distante e a presença de correntes mais fortes e ondulação é quase constante.

Com certeza não é um mergulho recomendado para iniciantes. Só entre para fazer snorkel se estiver acompanhado de um guia ou se realmente souber o que está fazendo.

Bem na frente da praia temos 2 rochas enormes. A Pedra do Leão e o Morro da Viuvinha. O snorkeling é possível em ambas as rochas, porém a Pedra do Leão é mais distante e a parte de dentro tem melhores condições por estar um pouco mais abrigada das correntes.

O Morro da Viuvinha já é mais próximo da praia e mais abrigado, onde é possível fazer um mergulho mais seguro e tranquilo.

Tartarugas, raias, lagostas, tubarões e dezenas de espécies de peixes são muito comuns por lá.

Praia da Atalaia

O mergulho na Praia da Atalaia merece um post só para ele. É o mais famoso do Brasil e com certeza vale muito a pena.

Resumidamente, a Praia da Atalaia forma uma piscina natural durante a maré baixa, abrigando inúmeras especies de peixes, esponjas e corais com uma profundidade máxima que não ultrapassa 1 metro.

O acesso sempre foi restrito e hoje em dia está mais ainda.

Piscina Natural da Atalaia

Só é possível chegar na Atalaia pela trilha que sai da Vila do Trinta. É obrigatório marcar horário para visitação no escritório do ICMBio em frente ao Centro de visitantes do Projeto Tamar.

Não se paga nada, além do ingresso do Parque Nacional para fazer a trilha e o mergulho de snorkel na Praia da Atalaia.

Existe também a Trilha Longa da Atalaia. Aqui na verdade o que muda é o trajeto de volta.

Enquanto a trilha curta vai e volta pela Vila do Trinta, a trilha longa, sai da Vila do Trinta e desce para a Atalaia, porém na volta, vai costeando todo o mar de fora até a Praia da Caieiras.

É uma trilha que leva em torno de 5 horas, não tem sombras e boa parte do trajeto é caminhando sobre pedras soltas. Aqui, chinelo, nem pensar.

Piscina Natural dos Abreus

A Piscina Natural dos Abreus é um passeio relativamente novo. Até alguns anos, não se ouvia falar da Enseada dos Abreus.

É uma piscina natural menor que a Atalaia, mas para quem gosta de caminhar e conhecer pontos diferentes do roteiro tradicional, vale a pena.

A entrada da trilha se inicia próximo ao aeroporto e agora é obrigatório o agendamento no ICMBio também. O horário de visitação depende das condições de mar e maré.

Piscina Natural do Morro São José

Este é outro passeio pouco divulgado ainda, e que poucos conhecem. O acesso é um pouco complicado pois pode ficar escorregadio dependendo do horário.

Se as pedras ainda estiverem molhadas, por conta do mar agitado ou mesmo pela variação da maré, tome bastante cuidado.

A entrada deve ser feita pela região do Air France, que é a ponta final da ilha principal (ao norte).

A piscina natural tem uma profundidade razoável, portanto não recomendamos para pessoas com pouca experiencia (exceto se estiver com um guia).

É necessário agendamento no ICMBio. É recomendado o acompanhamento de um guia local, mas não é obrigatório.

Agora que já falamos dos principais pontos de snorkeling em Fernando de Noronha, vamos dar algumas dicas gerais sobre o assunto.

- Independente de ser obrigatório ou não o agendamento, sempre consulte o ICMBio sobre as condições do mar e maré para o dia que pretende fazer o passeio.

- Confira as regras de visitação de cada praia antes de se aventurar. Por exemplo a Atalaia tem várias regras, como não utilizar protetor solar, não utilizar nadadeiras e uso obrigatório de coletes salva-vidas.

- Nos pontos menos abrigados como o Morro de Fora, Praia do Porto, Praia do Leão, Sueste e Sancho, com certeza vale a pena levar nadadeiras.

- Se você ainda não tem máscara e snorkel, considere a compra de um kit de mergulho antes de viajar. Os preços na ilha, claro, são mais altos. A locação, além do problema da higiene, tem o custo. Se você alugar um kit durante 5 dias, já dá pra comprar o seu antes da viagem. Assim você vai ter um kit seu, devidamente limpo e que poderá usar em outras viagens sempre que quiser.

- Se não se sentir seguro, não faça. Contrate um guia local para lhe ajudar. Se sentindo seguro, você vai aproveitar muito mais o mergulho, e terá uma pessoa experiente que sabe onde encontrar os animais para lhe mostrar.

- Para fotos subaquáticas, você pode alugar um câmera ou então comprar as famosas câmeras descartáveis. A qualidade não é das melhores, mas vale a recordação.

- Confira neste link as regras e contatos para o agendamento das visitas:

- Leia nosso post sobre a Melhor Época do Ano em Fernando de Noronha

Assim você pode decidir pelas melhores datas em relação às atividades que pretende fazer na ilha.

- Leia nosso post sobre as outras opções de Mergulho em Fernando de Noronha.

Por enquanto é isso. Deixem seus comentários. Já foi pra Noronha e gostou de um desses passeios, conte pra nós.

Espero que tenham gostado de mais este post e futuramente vamos falar mais detalhadamente dos passeios de mergulho.

Assine o Blog da Trip Noronha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *