• Fernando de Noronha
  • Vila dos Remédios Vista do Forte - Fernando de Noronha
  • Praia da Cacimba do Padre - Fernando de Noronha

Dicas da Ilha

Companhias Aéreas

Fernando de NoronhaAs companhias aéreas que voam até a ilha são a Gol e a Azul. São 3 vôos diários provenientes de Natal e Recife.
O limite de peso de bagagem da Azul é de 23 Kg + 5 Kg para bagagens de mão para adultos. Para crianças 10 Kg + 5 Kg de mão. As pranchas de surf são consideradas como carga extra.

 

Repare que o horário de saída e chegada é referente ao ponto de partida ou destino.
Exemplo: Saindo de Fernando de Noronha no vôo da AZUL as 15:55h você chegará em Recife às 15:48h (1 hora de vôo menos 1 hora de fuso horário).


 

 

Clima

Buraco da Raquel Fernando de NoronhaO clima em Fernando de Noronha é ótimo. O período de chuvas vai apenas de abril a junho e na maioria das vezes são apenas chuvas passageiras. A temperatura média é de 28ºC mas a sensação témica é mais confortável pois venta muito o ano todo.

Nos meses de chuva um repelente é essencial.
A água também é bastante agradável, durante o inverno na ilha (abril a agosto) fica em torno dos 26ºC e o resto do ano 27ºC podendo chegar aos 29ºC nos meses mais quentes (janeiro e fevereiro).


 

 

Melhor época para o mergulho

 

Mergulho em Fernando de NoronhaPara merguladores que preferem aguas tranquilas, com navegação curta e calma até os pontos de mergulho, os meses de agosto a outubro são a melhor opção. Durante esses meses o mar de dentro (voltado para o Brasil) fica mais calmo. O acesso aos pontos de mergulho fica muito tranquilo. E a visibilidade bate os 30 metros facilmente.
Já nos meses de dezembro a março a situação inverte. O vento muda de direção e os pontos do mar de fora (voltado para o continente africano) são mais visitados. A navegação é um pouco mais longa e o mar um pouco mais agitado.
Nada que um Dramim não resolva. A visibilidade no mar de fora é impressionante, 40 a 50 metros nos melhores dias.


 

 

Melhor época para o Surf

 


Mergulho em Fernando de NoronhaNoronha é considerada o Hawaii brasileiro.
As águas que durante os meses de abril a novembro são o melhor atrativo para mergulhadores e banhistas, se transformam nas ondas mais perfeitas para a prática do surf. Durante os meses de dezembro a março, o vento muda de direção fazendo com que as praias do mar de dentro ofereçam ondas tubulares de até 12 pés. No mês de fevereiro ocorre uma etapa do WQS na praia Cacimba do Padre trazendo surfistas do mundo todo.

 

Leve sempre um guarda-sol pois sombras são raras, protetor solar e óculos também são importantes.
Respeite as sinalizações do IBAMA. Algumas praias como a Cacimba do Padre são áreas de desova de tartarugas marinhas portanto a visitação tem algumas restrições, se informe.

 

As melhores praias para o surf na ilha são:
- Cacimba do Padre
- Laje do Bode
- Laje do Boldró
- Ruro e Abras
- Biboca
- Conceição
- Cachorro

 

Tente conversar com os locais para saber os melhores horários das marés nas respectivas praias.
As marés variam muito em Noronha o que faz as ondas mudarem bastante durante o dia


 

 

O que levar na bagagem

 


Passeio de Barco em Fernando de NoronhaNoronha oferece muitas trilhas e passeios diferentes, leve sandálias confortáveis para caminhadas curtas e um tênis para as trilhas mais longas.
Se pretende visitar a ilha nos meses de junho a agosto, um agasalho pode ser útil, o vento é constante. Fora isso, roupas leves, chapéu ou boné.
Um protetor solar assim como um bom repelente para insetos não podem faltar.

 

Seu equipamento de snorkeling deve lhe acompanhar todos os dias. Todas as praias e trilhas sempre oferecem um bom lugar para a prática de apnéia.
Só existe uma agência do Banco Real, Banco Postal (Bradesco) nos Correios, e um terminal eletrônico da Caixa Econômica Federal. Leve um pouco de dinheiro pois nem todos os estabelecimentos aceitam cartões.
Os cartões aceitos na ilha são:
- VISA
- Master Card
- Dinners
- Hiper Card
- American Express


 

 

Dicas de segurança

 

Praia do Leão em Fernando de NoronhaUtilizar sempre a passarela para caminhar na BR 363.
Evite praticar caminhadas e mergulhos desacompanhado.
Não se aproxime demais das encostas dos mirantes.
Leve sempre água, protetor solar, repelente e um chapéu nas trilhas.
Por se tratar de um Parque Nacional Marinho, se informe sobre as restrições de visitação às praias e trilhas para evitar problemas com a fiscalização.
É proibido acampar em Fernando de Noronha.

 

A coleta de pedrinhas e conchinhas é crime.
Não se afaste muito das praias para nadar. Lembre que está no meio do Oceano Atlântico, sujeito à fortes correntes marinhas.

 


 

Praia Atalaia

 

Praia da Atalaia em Fernando de NoronhaA Praia Atalaia é uma das praias mais belas de todo o Brasil.
Durante a maré cheia a visitação não é permitida. Voltada para o mar de fora, recebe ondas fortes e bastante correteza.
Na maré baixa se forma uma piscina natural com apenas 1 metros de profundidade. A visitação é controlada pelo IBAMA. Apenas 100 pessoas por dia divididos em 4 grupos de 25.
Proibído o uso de nadadeiras e protetor solar. Não se pode ficar de pé dentro da piscina.

 

A área é um berçario marinho de Fernando de Noronha. Praticamente todas as espécias encotradas durante os mergulhos aqui são encontrados em miniatura. Apenas os filhotes.
Lembre!!! Sempre na maré baixa!!!


 

Dicas de Hospedagem

 

Praia da Atalaia em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha conta com uma vasta opção de hospedagem. Em geral são pousadas e pequenos hotéis para suprir o grande número de visitas que a ilha recebe todos os anos.

Uma dica é consultar o serviço oferecido pelo trivago, lá você encontra os melhores hotéis em Fernando de Noronha pelo melhor preço. O site permite comparar o mesmo hotel em mais de 200 sites de reserve, tudo para garantir o melhor preço e também possibilita ao usuário refinar a busca do hotel por vários filtros.

 

 

 


 

Outras Dicas

 

Trilha da Atalaia em Fernando de NoronhaO fuso horário é de 1 hora a mais que Brasilia (exceto no horário de verão).
Energia gerada por gerador a diesel e um turbina eólica. 220 Volts.
Existe um hospital público para necessidades básicas.
Dois supermercados abastecem a população.
Todas as noites tem palestra sobre temas variados no Centro do Visitantes do Projeto Tamar.
As farmácias não tem muita estrutura, portanto se previna.

 

Telefones celulares já funcionam na ilha.
Vir para Noronha não é sempre que se consegue. Planeje sua viajem para passar pelo menos 5 noites no arquipélago. Diferente do que alguns dizem, Fernando de Noronha tem programas para todos os gostos, trilhas de diversas dificuldades, mergulhos de diversas profundidades.
O pôr do sol é um espetáculo à parte. Assista cada dia de um ponto diferente...

 

 

 

 

 

 

 

}); })(jQuery);